18/10/2021
Se você está em posição de liderança, provavelmente já possou por alguma dificuldade no momento em que teve que demitir alguém.
Faça uma pausa aqui e se pergunte:
Onde começa uma demissão?
Te garanto que não é no momento do comunicado!
A demissão começa nos primeiros sinais de insatisfação, coisas até relativamente pequenas, mas que o incomodam muito.
Começa nos resultados não atingidos.
Na falta de iniciativa que mina o trabalho em equipe.
E por ai vai!!!
A grande questão é que mutas das vezes a pessoa que virá a ser demitida nem sabe que esses comportamentos as situações tem atrapalhado a sua empregabilidade.... acredite isso ocorre por falta de feedback.
A demissão de um colaborador não pode gerar surpresa, tem que ser algo transparente e a pessoa deve ter a oportunidade de saber o que ela poderia melhorar para ficar e desempenhar como o esperado. A falta de feedback é uma das maiores razões de surpresas indesejadas na hora de demitir um funcionário.
Por isso, mantenha o feedback em dia, esses são ótimos sinais para serem trabalhados pontos de melhoria ou mesmo na conscientização de uma não evolução na função.
Não diga apenas o que não é para fazer, mas principalmente o que é pra fazer... evidencie, através de comunicação clara os pontos de melhoria e também os comportamentos desejáveis e que sejam importantes de manter no ambiente de trabalho.